Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade São Francisco de Assis

Esta Fraternidade atende o Seminário São Francisco de Assis

ITUPORANGA – SC
Rua São Francisco de Assis, 450
CEP. 88400 – 000
Caixa Postal 3 – Cep. 88400-000
Tel. (47) 3533-1197
Fax (47) 3511-1197
e-mail: seminario.iup@brturbo.com
Diocese Rio do Sul

A FRATERNIDADE

Frei Alberto Eckel Junior, guardião, orientador e professor
Frei Elias Dalla Rosa, vigário casa, orientador e professor
Frei Robson Luiz Scudela, orientador, prof., ecônomo e animador do SAV local e regional

PADROEIRO

São Francisco de Assis

Todas as atividades, organização, horários e eventos do Seminário São Francisco estão em função de levar os seminaristas a uma experiência de Vida Fraterna. Tudo o que acontece tem como grande objetivo desenvolver nos seminaristas a capacidade de viverem como irmãos.

Este edifício chamado Vida Fraterna é sustentado por quatro pilares: oração, estudo, trabalho e esporte/lazer. Todos são igualmente importantes, de modo que o seminarista deve estudar com o mesmo empenho com que reza, e deve trabalhar com o mesmo entusiasmo com que pratica esportes, sempre com a consciência de que é mais um irmão entre os irmãos.

História

O seminário menor da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil funcionava em Rodeio, SC. Esta experiência durou de 1946 a 1965, com o Seminário Franciscano de Nossa Senhora de Fátima, uma construção feita em madeira que funcionou ao lado do atual prédio do Noviciado São José. Diante do mau estado do prédio e da falta de espaço para uma nova construção, incluindo dependências esportivas, o superior provincial encarregou Frei Jerônimo Back de sondar terrenos mais adequados.

Entre outras cidades interessadas, apareceram Indaial, Gaspar e Ituporanga. A escolha recaiu sobre Ituporanga e a construção foi iniciada por Frei Jerônimo, aos 13 de janeiro de 1964. A inauguração ocorreu no dia 1° de agosto de 1965, já com os alunos em atividade para as turmas de 5ª e 6ª série. Em 1973, a Secretaria de Educação aprovou também o funcionamento da 7ª e 8ª séries do Primeiro Grau.

Para receber estes novos alunos, o seminário foi ampliado com a construção de mais uma ala de três pisos (1.000 metros quadrados) sob a administração do novo diretor, Frei Alcides Cella. A construção da nova ala foi iniciada em 26 de novembro de 1975 e concluída em 1976.

Depois de concluído o Ensino Fundamental, o estudante era encaminhado para cursar o 2° Grau no Seminário de Agudos, no Estado de São Paulo.

Em 2000, Ituporanga funcionou pela última vez como seminário menor.

A partir de 2001, o seminário passou a se dedicar somente ao Aspirantado, ou seja, à acolhida de candidatos adultos, com o Ensino Médio Completo. Esta experiência vigorou até 2010.

Em 2011 a casa começa a receber os candidatos adolescentes que vêm até aqui para cursar o Ensino Médio. Nestes 46 anos de caminhada, já passaram por aqui 1383 seminaristas de diferentes estados do Brasil, sendo a maior parte deles provenientes de Santa Catarina.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course