Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade São Francisco de Assis

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Endereço: Av. 15 de  Novembro, 3593
CEP. 85560-000
Chopinzinho – PR
Tel. (46) 3242-1411

e-mail: paroquiachopim@yahoo.com.br
Facebook: fb.com/paroquiachopinzinho

A FRATERNIDADE
Frei Jacir Antonio Zolet, guardião, pároco e ecônomo
Frei Angelo Vanazzi, vigário da casa, vigário par. e animador do. SAV local e regional
Frei Diomedes Basi, vigário paroquial.
Frei João Gualberto Spohn, vigário paroquial

PADROEIRO
São Francisco de Assis

Expediente:
De segunda a sexta-feira: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 11h30

Missas na Matriz:
Terça-feira: 15h30 (Missa da Saúde)
Sexta-feira: 19h00
Sábado: 19h00
Domingo: 8h00 e 19h00
8h00 e 20h00 (horário de Verão)

Comunidades atendidas pela fraternidade: Pelo Setor Matriz – Alto Bugrinho, Barra do Bugrinho, Bugrinho, Campina, Capinzal, Cap. Santo Antônio, Encruzilhada, Lagoão, Linha Alegria, Linha Palmeira, Linha Raldi, N. S. de Fátima, Passa Quatro, Ponte Alta, Samambaial, São Miguel e Santo Antônio; pelo Setor Est. Gaúcha – N. S. das Graças, Baía, Estrela Gaúcha, Linha Aparecida e Santa Cruz; pelo Setor São Francisco – Alto Gramados, C. Linha Vitória, E. Linha Vitória, São Brás, São Francisco, São Geraldo, L. Fartura, L. Mafioletti e Gramados; pelo Setor Bugre – Água Branca, Barra Grande, Bugre, Invernadinha, L. Dalagrave, Linha Gaio, Nova Conquista e Passo do Sol; pelo Setor Mato Branco – Arroio Bonito, Cristo Rei, Lageadinho, Linha Santa Maria, Mato Branco, Palmeirinha, Santa Inês, Santa Luzia e Volta do Luciano; pelo Setor São Luiz – Água Amarela, Km 6, L. Grezzana, L. Grigoletto, L. Iguaçu, Passo da Erva e São Luiz.

Curso de Preparação para o Batismo: 3º sábado do mês, às 19h00
Celebração do Batismo: 4º domingo do mês às 8h00
Curso para os Sacramentos da Iniciação Cristã: 5ª feira – 19h00
Cursos de Preparação ao Matrimônio: três durante o ano (março, julho e outubro)
Celebração do Matrimônio: aos sábados
Confissões: durante o expediente na Secretaria da Paróquia
Atendimento aos enfermos: Policlínica Santo Antônio

História

Franciscanos acompanham a evolução de Chopinzinho

A cidade paranaense emprestou o nome do pássaro preto, muito comum nesta região, de origem guarani “chopi”, que também é o nome do Rio Chopim. Trata-se de uma das poucas cidades brasileiras que foi planejada, resultado de uma decisão do governo brasileiro com a finalidade de ocupar uma área geográfica em letígio com um país vizinho, a Argentina. Na época, havia o contrabando de erva-mate e madeira para a Argentina e isso levou à criação de colônias militares na região. No começo do século passado, contudo, elas começaram ser desmobilizadas por decreto, o que levou à saída dos militares e de suas famílias da cidade, gerando uma decadência à cidade.

A partir dos anos 40, Chopinzinho começa a viver um novo ciclo de crescimento com a chegada de catarinenses e gaúchos. É exatamente em 1948 que os franciscanos chegam à cidade. Um desses nomes importantes para a cidade é Frei Vito Berscheid, que chegou ao então distrito de Mangueirinha em 1957 para substituir Frei Everaldo Allkemper, que já estava construindo um colégio para educar as crianças. No dia 7 de setembro de 1957, pôde inaugurar o Colégio e, no ano seguinte, iniciar a construção da nova capela.

Mas o prédio ficou pequeno e Frei Vito iniciou em 1959 a construção do Educandário Santa Gertrudes, atual Escola Tasso Azevedi da Silveira. Mais tarde conseguiu o funcionamento do ginásio municipal e depois da Escola Normal Colegial através do Estado.

Muito empreendedor, Frei Vito consegue a criação da Paróquia de Chopinzinho no dia 29 de junho de 1963, iniciando a sua construcão no ano seguinte. Em 1972, começou a construção da residência paroquial e ampliou a estrutura do Educandário Santa Gertrudes. A partir de 1980, com a saúde bastante abalado, frei Vito foi substituído e faleceu em São Paulo.

Até 1954, Chopinzinho foi distrito de Magueirinha e se tornou município no dia 14 de dezembro de 1955. Com uma população de cerca de 25 mil habitantes, é um município que vive mais em função da agricultura.

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free online course
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free