Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Sagrado Coração de Jesus

CASA FILIAL DE FLORIANÓPOLIS
Rua João José Back, 277
CEP. 88850-000
Tel. (48) 3463-1235
Fax (48) 3463-1235
e-mail: pscjesus@terra.com.br
Diocese de Criciúma

A FRATERNIDADE
Frei Ivo Müller, guardião, pároco e comissário Terra Santa
Frei João Lopes da Silva, vigário da casa, a serviço de evangelização, animador do SAV local, e ecônomo
Frei Osvaldo Lino Luiz, vigário paroquial
Frei Ricardo Backes, vigário paroquial

PADROEIRO

Sagrado Coração de Jesus

Expediente paroquial:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 11h00 e das 13h00 às 17h30
Sábado e domingo não tem

Missas:
Terças, 19h00
Sextas, 19h00 (1ª, às 15h00 e última, às 19h30)
Sábados, 18h00
Domingo: 8h00 e 19h00
Confissões: atendimento de terça a domingo
Curso de Batismo: últomo sábado de cada mês, das 14h30 ás 17h00
Celebração do Batismo, aos sábados e domingos
Curso de Matrimônio: de dois em dois meses, durante um dia inteiro (ligar para confirmar)
Celebração do matrimônio, aos sábados, 19h30

Comunidades atendidas por esta Fraternidade: 27

História

Forquilhinha deve sua fundação a cinco famílias chefiadas respectivamente por Gabriel Arns, José Arns, João José Back, Geraldo Westrup e Bernardo Warmling. Todas as famílias que formam o núcleo colonial de Forquilhinha são do Capivari e de Braço do Norte, descendentes de alemães da Renânia e da Vestfália, que imigraram para o Brasil há mais de um século.

Estabelecidos no vale do Rio denominado “Mãe Luzia”, os colonos logo se puseram a construir uma pequena igreja, na qual se reuniam aos domingos e dias santos, para rezar e cantar em comum. Ela foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. O problema maior foi ter um pároco no local.

Forquilhinha pertencia à Paróquia de Nova Veneza, de onde distava 18 quilômetros. O caminho para a sede principal era sinuoso e lamacento. Apesar da grande distância e do mau caminho, muitos moradores, principalmente a mocidade, frequentavam a missa dominical em Nova Veneza.

Em 1937, Dom Joaquim Domingues de Oliveira anunciava à população a presença de um frade franciscano: Frei Dionísio Nebus. O substituto dele foi Frei Fidélis Kamp, que também veio adoecer e não ficou muito tempo na paróquia. Em 39, Frei Baltazar Fark começou um trabalho para ser criada a paróquia de Forquilhinha, desmembrando-a das paróquias de Criciúma, Nova Veneza e Araranguá, trabalho este coroado em 21 de dezembro de 1940. Em 1941, foi criada a residência franciscana.

Foi nomeado para primeiro vigário da nova Paróquia o ex-ministro provincial Frei Marcelo Baumeister, de 71 anos, e para coadjutor, Frei Júlio Jansen, de 63 anos. Ambos chegaram a Forquilhinha no dia 10 de fevereiro de 1941. Em 5 de março do mesmo ano chegou também o primeiro Irmão leigo, Frei Elias Steinruecken.

No início de 1960, Frei Livino Daniel foi substituído por Frei Everaldo Allkemper, a quem foi confiada a dura e penosa incumbência da construção da nova matriz. Com determinação, em um ano e meio, construiu a esaçosa e bela igreja Matriz.

No dia da inauguração, 29 de abril de 1962, fez-se uma festa com leilões, barraquinhas et não se utilizando o costumeiro leilão da chave. Apurado o resultado da festa, que se contatou como ótimo, Frei Everaldo exclamou: “”Aí está. Estamos com a nova Matriz construída, sem dívidas e com importância em caixa, como a que possuíamos quando começamos”.

Pesquisa “Vida Franciscana”, texto de Adolfo Back, outubro de 1962

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free