Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Patrocínio de São José

LAGES – SC

Rua Lauro Müller, 298
CEP. 88501-130
Lages – SC
Tel. (49) 3222-6489
E-mail: conventofranciscalages@gmail.com
Facebook: fb.com/conventinhofranciscanodelages/

Diocese de Lages

A FRATERNIDADE
Frei José Lino Lückmann: guardião, vigário paroquial, a serviço Educação, animador do SAV local e ecônomo
Frei Vilmar Alves da Silva: pároco
Frei Tarcísio Geraldo Theiss: vigário casa e vigário paroquial
Frei Clauzemir Makximovitz: vigário paroquial e atendente conventual
Frei Ervino Girardi: vigário paroquial
Frei Evaldo Ludwig: a serviço da evangelização

PADROEIRO

São José do Patrocínio

Expediente:

Secretaria:

Segunda a sexta: 9h às 11h e 14h às 17h

Missas

De segunda a sábado: 17h30
Domingos: 9h30

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Av. D. Pedro II, 3.555
CEP. 88503-100
Tel. (49) 3222-2732
Email: paroquiadonavio@hotmail.com
Facebook: fb.com/paroquiadonavio

PADROEIRA
Nossa Senhora Aparecida

Expediente paroquial:

Secretaria:

Segunda-feira: 14h às 18h
Terça a sexta-feira: 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado: 8h às 12h.

Missas:

De terça a sábado: 19h
Domingos: 7h30, 9h e 19h

HISTÓRIA

Os franciscanos em Lages

Em 2 de outubro de 1891 falece o Pe. Antônio Luiz Esteves de Carvalho, pertencente ao bispado do Rio de Janeiro e há 38 anos trabalhando em Lages. Em virtude disso, o bispo do Rio de Janeiro confia a paróquia aos cuidados dos franciscanos.

Em 23 de dezembro de 1891, Frei Armando Bahlmann, vindo de Teresópolis, chega a Lages. Praticamente isolada no Planalto Serrano, Lages contava então com cerca de mil habitantes.

Em janeiro de 1892 chegam três outros frades: Frei Herculano Limpinsel, Frei Mariano e Frei Maurício. E se instalam numa “casa simples, ao lado da Capela Nossa Senhora do Rosário”.

Em 22 de fevereiro de 1892 chega a Lages Frei Rogério Neuhaus (ao lado o Mausoléu de Fr. Rogério) para integrar a Fraternidade recém-instalada.

Em 1893, os frades se mudam para uma chácara do falecido Pe. Antônio, a título de aluguel, ali permanecendo até 1899.
Em 17 de fevereiro de 1899 acontece a inauguração da Escola Paroquial São José no prédio construído por Frei Rogério (onde hoje funciona o hospital). Os frades se mudam para o local onde hoje está o “Conventinho Frei Rogério”.

Em 13 de maio de 1902, circula o primeiro número do jornal “Cruzeiro do Sul”, sob a coordenação de Frei Pedro Sinzig. Em 10 de fevereiro do ano seguinte, a tipografia passa a funcionar nas dependências do Convento.

Em dezembro de 1912, os frades começam a construção da antiga Matriz (atual Catedral). Em 20 de janeiro do ano seguinte, acontece a bênção da pedra fundamental da mesma.

Conheça o atual convento

Os franciscanos, vindos da Alemanha, iniciaram a construção do atual Convento em 1915. Trata-se de uma edificação construída em tijolo a vista e pedras de arenito, sendo a mais importante dentro destas características no planalto catarinense. Suas linhas construtivas têm influência neogótica e os cantos e acabamentos, assim como as aberturas, são requadrados em pedras de arenito, material existente em grande quantidade no solo onde se encontra a cidade de Lages. A porta principal da Capela de São José é de madeira, possui quatro metros de altura e formato ogival. As esquadrias do convento são também de madeira entalhada e de arco abatido.

A torre da Capela tem a cobertura em forma de agulha e possui um acabamento diferenciado do restante do conjunto, dando a impressão de ter sido executada em data posterior.

O novo Convento e o Colégio Diocesano

Em novembro de 1915, começa a construção do novo Convento (atual Convento). Em 21 de dezembro do mesmo ano acontece a bênção da pedra fundamental do novo convento.

Em 9 de abril de 1915 se dá a transferência da Escola Paroquial São José para um outro prédio (no local onde hoje funciona o shopping Gemini, ao lado dos Correios). No antigo prédio do Colégio passa a funcionar o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.
Em setembro de 1916, começa a construção da Capela do Convento. Em 4 de outubro do mesmo ano, acontece a bênção da pedra fundamental da mesma, sendo utilizada pelos frades desde esta data.

Em agosto de 1929 é criada a Diocese de Lages. Dom Frei Daniel Hostin, natural de Gaspar, toma posse no dia 15 de outubro do mesmo ano como primeiro bispo de Lages.

Em março de 1990, Dom Daniel funda o Ginásio Diocesano, que funciona, a princípio, nas dependências da Escola Paroquial São José, sob a direção de Pe. Luiz Gonzaga Adams.

Em 1931, Dom Daniel inicia a construção do prédio do Ginásio Diocesano na rua Coronel Córdova. Em 28 de fevereiro de 1938, a direção do ginásio Diocesano é entregue aos franciscanos. Frei Apolônio Weil permanece como diretor até 1947, quando assumiu Frei Odorico Durieux.

Em 1958 teve início a construção do edifício da Rua Coronel Córdova e área coberta.

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download