Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade São Francisco de Assis

INSTITUTO TEOLÓGICO FRANCISCANO

Rua Coronel Veiga, 550
CEP. 25655-151
Petrópolis – RJ
Tel. (24) 2243-9959
E-mail:  secretaria@itf.org.br

Diocese de Petrópolis

A FRATERNIDADE:

Frei Fábio Cesar Gomes: guardião, professor, vigário paroquial, animador do SAV local e ecônomo
Frei Antonio E. P. Marinho: vigário casa, professor, vigário paroquial e diretor do ITF
Frei Ademir José Peixer: professor e a serviço da evangelização
Frei Elói Dionísio Piva: pároco e professor
Frei Fernando de Araújo Lima: professor e vigário paroquial
Frei Ludovico Garmus: professor e vigário paroquial
Frei Ronaldo Fiuza Lima: professor e vigário paroquial

PADROEIRO

São Francisco de Assis

FRADES ESTUDANTES DE TEOLOGIA

4º ANO DE TEOLOGIA
Frei José Morais Cambolo (FIMDA)

3º ANO DE TEOLOGIA
Frei Deoclécio Lira Corrêa (S. Benedito)

2º ANO DE TEOLOGIA
Frei Alan Leal de Mattos
Frei Alfredo Epalanga Prego (FIMDA)
Frei André L. do N. Souza (7 Alegrias N. Sra)
Frei Canga Manuel Mazoa (FIMDA)
Frei Erisclei da Silva (S. Benedito da Amazônia)
Frei Jefferson Max Nunes Maciel
Frei Jhones Lucas Martins
Frei Josemberg Cardozo Aranha
Frei Junior Mendes
Frei Mário Sampaio Pelu (FIMDA)
Frei Raoul A. Bentes (S. Benedito da Amazônia)
Frei Santana Sebastião Cafunda (FIMDA)

1º ANO DE TEOLOGIA
Frei Gabriel Dellandrea
Frei Hugo Câmara dos Santos
Frei Marcos Schwengber
Frei Roger Strapazzon
Frei Jefferson D. S. Ferreira (7 Alegrias N. Sra)
Frei Jorge H. L. Camargo (7 Alegrias N. Sra)
Frei Pedro R. P. da Silva (7 Alegrias N. Sra)

Instituto Teológico Franciscano

Missão: Levar uma vida evangélica, em espírito de oração e devoção, em comunhão fraterna e testemunho de penitência e minoridade, fazendo com que o Instituto Teológico Franciscano seja um centro de irradiação teológico-franciscana.

Com a aula inaugural, pronunciada por Frei Sinivaldo, no dia 25 de fevereiro de 2002, começava, de fato, uma nova etapa no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, tanto em termos acadêmicos (melhores condições para o estudo) como em termos de vida fraterna, que se acentuou uma nova maneira de viver: guardianias compostas de várias fraternidades.

Os estudantes de Teologia do ITF residem em três guardianias: uma em Petrópolis (Sagrado Coração) e duas em Duque de Caxias.

A guardiania do Sagrado é composta de duas fraternidades: o próprio Sagrado e Nossa Sra. de Guadalupe.

A guardiania de Duque de Caxias é composta por duas fraternidades: Nossa Senhora Mãe Terra e São Francisco.

Trata-se de uma experiência bastante nova, no sentido de cada uma das fraternidades manter uma independência prática, mas com vínculos jurídicos e afetivos com a sede da guardiania.

HISTÓRIA

Em 1873, a pedido da colônia alemã de Petrópolis, dirigida pelo Padre Theodoro Esch, coadjutor da matriz, a Câmara Municipal, com aprovação do Imperador D. Pedro II, concedeu o terreno do antigo cemitério para a construção de uma igreja, escola e residência do sacerdote. Em novembro de 1896, vieram da Bahia a Petrópolis os seis primeiros “clérigos”, para continuarem seus estudos de “humanidades” (1896/1897), de Retórica e Filosofia (1898) e de Teologia (1899), com certeza e a sensação de que ali se construiria uma longa história, fundando o Instituto Teológico Franciscano. De fato, foi uma longa e frutuosa história, pois ali não só se formaram praticamente todos os sacerdotes da Província, como também muitos outros sacerdotes de outras Províncias do Brasil e do exterior, sacerdotes seculares e de outros Institutos de Vida Consagrada.

Ao longo de sua história centenária, o Instituto Teológico Franciscano tem exercido, através de seus ex-alunos e professores uma presença marcante na sociedade brasileira. Esta presença se deu tanto pelo trabalho humilde e escondido dos missionários como pelos numerosos bispos que deu à Igreja Católica no Brasil, todos eles formados por esta Casa de Estudos Superiores. Queremos destacar a figura do Cardeal e Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. A escolha destes bispos se deve à reconhecida seriedade e profundidade dos estudos buscada pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Estes bispos, além de sua missão religiosa, têm exercido um papel inegável na formação da cidadania de nosso povo.

O Instituto Teológico Franciscano tem tido uma presença também marcante nas Universidades Brasileiras. Vários de seus ex-alunos foram buscar uma especialização nas Universidades da Europa e dos Estados Unidos e, depois, ocuparam ou estão ocupando cátedras em nossas Universidades.

A partir de 1992, devido à necessidade de novos espaços, a mantenedora comprou o antigo Colégio São Vicente, situado à Rua Coronel Veiga, 550. Estavam sendo dados passos que iriam abrir uma nova página na história do Instituto Teológico Franciscano. De fato, esta página inaugurou-se e o novo Instituto já está em sua sede, desde março de 2001, através do Curso de Teologia para Leigos, e agora, com o Curso de Teologia, Bacharelado.

A biblioteca do Instituto conta hoje com mais de 120.000 livros e cerca de 980 títulos de revistas diferentes, muitas delas encadernadas há decênios.

No dia 27 de março de 2002, de acordo com a Portaria n° 933 (Diário Oficial da União, 28/03/02), o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, credenciou o Instituto Teológico Franciscano, cuja mantenedora é a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e, de acordo com a Portaria n° 934 (Diário Oficial da União, 28/03/02), o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, autorizou o curso de Teologia, Bacharelado, a ser ministrado pelo ITF. Foi publicado o Edital do Processo Seletivo no dia 28 de março e as inscrições para o mesmo encerraram-se no dia 12 de abril, às 17h00. O primeiro Processo Seletivo realizou-se nos dias 16 e 17 de abril. Assim, o primeiro ano acadêmico da Faculdade de Teologia teve seu início oficial no dia 22 de abril de 2002.

Consolida-se um marco histórico importante na vida da Província, do ITF e da Cidade Imperial, porque se abre o leque, não somente à Faculdade de Teologia, mas a outros cursos. Uma vez credenciado como mantida, o ITF está apto a abrir novos cursos e autorizá-los com maior celeridade no MEC, abertos aos candidatos às ordens sacras, religiosos, religiosas, leigos e leigas, interessados em cursar Teologia ou outra ciência humana.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download lava firmware
Download WordPress Themes
free online course