Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Nossa Senhora da Penha

Rua Vasco Coutinho, s/n – Prainha
CEP: 29100-231
Vila Velha (ES)
Fone: (27) 3329-0420
E-mail: assessoria@conventodapenha.org.br
Site: www.conventodapenha.org.br

Arquidiocese de Vitória

A FRATERNIDADE:
Frei Paulo Roberto Pereira: definidor, guardião e reitor do Santuário
Frei Paulo Cesar F. da Silva: vigário casa, atendente conventual e animador do SAV local e Regional
Frei Ari do Amaral Praxedes: atendente conventual
Frei Cláudio Guski: atendente conventual
Frei Pedro de Oliveira Rodrigues: atendente conventual e ecônomo
Frei Pedro Engel: serviço fraterno

Padroeira:
Nossa Senhora da Penha

EXPEDIENTE:

Lanchonete e Secretaria: 

Diariamente, das 7h30 às 16h30

Portão de acesso:

De segunda a sábado: das 5h15 às 16h45
Domingo: das 4h15 às 16h45

Missas: 

De segunda a sexta-feira: 6h, 7h, 9h30 e 15h
Sábado: 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30
Domingo: 5h, 7h, 9h, 11h, 14h e 16h

Missa da saúde (Campinho):

Toda quarta-feira do mês – às 15h

Confissões:

Diariamente, das 8h às 11h e das 14h às 16h

Histórico

Frei Pedro Palácios, o fundador do Santuário da Penha

Nasceu este religioso em Medina do Rio Seco, perto de Salamanca. Ingressou na vida religiosa franciscana tomando o hábito da Ordem dos Frades Menores na Província espanhola de São José de Castela, em que florescia a mais estreita observância. Pouco depois se mudou para Portugal, onde obteve licença do Custódio Frei Damião da Torre e, em 1558, embarcou num navio que se dirigia à Capitania do Espírito Santo.

Na viagem, a embarcação foi acometida de furiosa tempestade, correndo perigo de naufragar. Neste grande aperto lembraram-se os navegantes do religioso, companheiro de viagem, cujas santas virtudes já frequentemente tiveram ensejo de admirar. Recomendaram-se às suas orações e um tomou-lhe o manto e com ele tocou as ondas, que imediatamente se aplacaram, permitindo próspera travessia. Desde então Frei Palácios só era chamado de o santo frade. Este fato é histórico, contado por todos os autores.

Depois de feliz viagem, o navio arribou na Capitania do Espírito Santo e tomou porto na Vila Velha. Os companheiros de viagem espalharam-se pela localidade e, deixaram também a Frei Palácios cuidar do seu destino. Dias depois, porém, lembraram-se de novo do Religioso, que havia granjeado todo o seu afeio, e sabendo também os moradores da presença do santo homem, todos tiveram desejo de saber onde estava.

Procuraram-no e só depois de três dias encontraram-no numa cabana na montanha. Segundo a tradição local, o lugar do encontro foi um vão formado pela natureza em baixo de uma grande pedra, situada ao sopé da montanha, junto à praia, ao lado esquerdo de quem entra pelo atual portão da ladeira. Ainda hoje é conhecida por “Gruta de Frei Palácios” e, desde 1864, é assinalada por uma lápide comemorativa, que mandou colocar o último Guardião Frei Teotônio de Sta. Humiliana.

Não querendo, pois Frei Palácios descer da montanha, pediu aos moradores lhe quisessem construir uma capela na planura ao pé da rocha. Fizeram-no e ele dedicou-a a São Francisco, colocando sobre o altar o painel de Nossa Senhora da Penha e a imagem do Patriarca.

A morte do Servo de Deus se deu em 1570 e em 18 de fevereiro de 1609 os despojos foram exumados e conduzidos à Igreja do Convento de São Francisco de Vitória.

A construção do Convento

Em 1651 já existia a Capela do Santuário no topo da montanha. Daí em diante deu-se início a construção do Convento, a 146 metros acima do nível do mar. Era pequeno, servindo apenas para alguns moradores.

Em 1750 o Convento foi remodelado e completado, ficando como o encontramos hoje. Houve depois muitas reformas e reconstruções, pois, no decorrer do tempo, açoitado pelos ventos e maresia, sofreu muitos danos.

Até hoje este Convento está aí, bonito, bem conservado. Recebe milhares de romeiros, especialmente durante a festa de Nossa Senhora da Penha, que se celebra na semana que segue a Páscoa.

O Convento também é chamado de Santuário do Perdão e da Graça, porque é nesta casa onde muitos se encontram com Deus e consigo mesmos. Encontram a misericórdia de Deus no perdão de seus pecados. Foi dado o nome de Nossa Senhora da Penha porque o Convento está situado no topo de uma rocha.

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course