Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Governo Provincial

A Província Franciscana da Imaculada Conceição está presente no Brasil e em Angola. No Brasil, tem fraternidades nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, agrupadas em 12 Regionais.

Em âmbito provincial, a animação e coordenação da vida e missão dos frades são feitas pelo Capítulo Provincial, pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, com o Vigário Provincial Frei Gustavo Medella, e seu Definitório Frei João Mannes; Frei Paulo Pereira; Frei Mário Tagliari; Frei Daniel Dellandrea; Frei Alexandre Magno e Frei João Francisco da Silva – , pelo Conselho de Animação Provincial e pelos Secretariados e Serviços.

Na assessoria do governo existe a Secretaria, os Serviços de Comunicação e Arquivo, a Administração Econômico Financeira e uma Assessoria Jurídica.

As Frentes – Toda a ação evangelizadora está organizada em 5 grandes Frentes de Evangelização, a saber: Solidariedade com os empobrecidos, Comunicação, Educação, Missão e Paróquias e Santuários.

Os serviços – Animação Vocacional (SAV) e Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) – são órgãos de assessoria do Governo Provincial para reforçar e coordenar algumas dimensões relevantes da vida e missão dos frades.

Secretariado da Evangelização

Ele tem como missão congregar, animar e orientar na missão os frades engajados nas diferentes frentes de evangelização da Província, exprimindo e fortalecendo a comunhão, a co-responsabilidade e a organicidade, promovendo capacitação, discernimento e planejamento, para que, imbuídos dos valores inerentes ao nosso carisma, respondam adequadamente aos desafios que o mundo de hoje coloca para a evangelização.

Foto (da esq. para dir): Frei João Francisco, Frei João Mannes, Frei Daniel, Frei Gustavo, Frei César, Frei Paulo, Frei Mário e Frei Alexandre.

Secretariado da Formação e Estudos

Ele tem a missão de promover, a execução e revisão dos programas da Formação Permanente, do Serviço de Animação Vocacional, da Formação Inicial e dos Estudos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (cf. CCGG, art 126 e 127).